Encruzilhadas
@Cesar_leao: Olá pessoas do Novas Ideias, tudo em ordem com vocês?
Sumi sim, mas estou de volta!
Minha faculdade acabou após longos 6 anos de estudos e estágios agora, vem a busca por uma colocação no mercado de trabalho. Essa busca não será tão complexa devido ao curso que escolhi: Engenharia Química.
Alguns fazem cara feia, outros elogiam, mas o ramo de trabalho do Engenheiro é muito amplo, varia desde a sua área específica de atuação ou roubando vagas alheias na parte gerencial.
Mas o que me motivou a escrever foram as notícias do início das inscrições pra muitos vestibulares e a lembrança de agosto de 2004, quando eu fiz esta escolha.
Vi, e vejo, muitos escolherem as profissões pelas que pagam mais. Muitos querem ser advogados, médicos, engenheiros, mas nem sempre isso ocorre. Conheço alguns médicos que trabalham no que não gostam pra ganhar mais, advogados que apenas sobrevivem. Dedicaram anos de suas vidas a estudos de matérias que sempre acharam enfadonhas, cansativas...
Entretanto, conheço professores, biólogos, músicos, que ganham muito bem e obrigado. Conseguem manter as suas vidas ótimas, sem ter de se matar em busca de trocados, sem ter de enfrentar o que não lhes agrada.
Mas o que os diferencia? O gosto e a vocação pra profissão! Aquele que ama o que faz se destaca, executa as suas tarefas com alegria e felicidade, o que influencia no seu dia como um todo.
O que eu posso indicar aos vestibulandos e fazer um desses testes vocacionais, veja se tu tem perfil pra enfrentar uns 3 anos de puro cálculo nas Engenharia, ou ficar horas ouvindo as pessoas falarem de seus problemas, como os Advogados, Psicólogos, ou se te agrada cuidar de contas e passar o dia em um escritório!
O profissional que ama o que faz é sempre bem recompensado!