Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Novas Ideias

Quem disse que só tem um jeito?

Blog Novas Ideias

Quem disse que só tem um jeito?

Por que reallities show fazem tanto sucesso?



@wesleytalaveira Não tem jeito, os reallties show viraram mania. Mal acaba um já se fala no outro. E isso não é só aqui no Brasil. Gente no mundo todo para o que faz pra ver a vida alheia.

Mas o que esses reallties tem que tanto atraem a atenção do telespectador?

No caso do Big Brother, formato de reallity criado pela empresa holandesa Endemol, há dois conceitos bastante interessantes sobre os quais o reallity se firma: 1) o ser humano é um ser sociável, e quando é privado da convivência em sociedade ele pode ter atitudes completamente desproporcionais à sua personalidade; 2) o ser humano, por natureza, gosta de ver e acompanhar a vida alheia.

Que o ser humano gosta de viver em sociedade não deve ser novidade para ninguém. desde pequenos aprendemos a fazer amigos, a ter colegas em escola, a brincar e dividir brinquedos, crescemos com amigos com quem conversamos, namoramos e casamos. OU seja, toda nossa vida foi construída em cima do conceito de sociedade. Aprendemos que "uma andorinha não faz verão". Portanto uma das experiências mais incríveis de se fazer com o ser humano é privá-lo da convivência em grupo. Somando-se a isso o fato de vivermos numa geração tecnológica, inclua nessa privação uma total ausência de vida on line. Qual o resultado? Impossível prever. O ser humano é um dos animais mais imprevisíveis. Basta tirá-lo daquilo que sua natureza o manda fazer para perder completamente o padrão de comportamento humano.

Ana Madeira
Somado a isso, é fato que o ser humano adora acompanhar a vida alheia. Seja para comparação com a própria vida, seja por pura curiosidade. Saber como vai o casamento do vizinho, ver se a bunda da colega de trabalho é maior que a sua, saber como é o desempenho do namorado da amiga na cama, comparar o carro do vizinho com o seu e por aí vai. É próprio do ser humano. Gostamos de ver a vida dos outros. Uma das grandes sacadas sobre isso foi dita aqui mesmo no Blog Novas Ideias, numa entrevista com a ex-BBB Ana Madeira. Na entrevista ele pergunta para ela o porque do sucesso do BBB, e ela responde com a frase que poderia facilmente ser tema de vários estudos antropológicos: o ser humano é voyeur. Gostamos de vasculhar a vida alheia. Temos tesão em abrir correspondência do vizinho. Saber o quanto ele paga de energia elétrica. É coisa nossa.

Qual é a grande sacada da versão brasileira do Big Brother? A Globo teve a grande ideia de entender que, além de o ser humano ser voyeur, o brasileiro é fofoqueiro. Adoramos comentar a vida do outro. Espalhamos a notícia da nova namorada do amigo da faculdade, observamos o novo corte de cabelo da colega e comentamos no salão. Não é à toa que revistas de celebridade vendem tanto por aqui. É por isso que Nelson Rubens ainda tem emprego. Os Paparazzi nunca foram tão solicitados, e o SBT anda até pagando prêmios em dinheiro pra quem conseguir um flagra de um artista. Isso porque o brasileiro é fofoqueiro por natureza, aceitem isso ou não. Adoramos o fuxico, a conversinha de elevador e de espelho de banheiro.

Somando tudo isso num único programa seria impossível um resultado diferente do sucesso. Sei também que nos últimos anos o programa vem perdendo audiência, mas isso é mais por conta da mesmice do programa do que pelo formato. Enquanto a TV investir em programas que fucem e exponham a vida alheia, a audiência sempre vai corresponder muito bem.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub